LIVRO
UMA AZEITONA BORDADA EM AZUL
Vulnerável, essa necessidade de impermanência que se manifestou, inexplicável, num segundo em apneia próximo do definitivo, interminável. A oportunidade que surgiu e aqui documento, entre incertezas de uma verdade imaginada e a fragilidade familiar que me afasta o discernimento.
Tentei voltar a esse lugar, emocional, para te tentar compreender, irracional, mesmo sabendo que nessa pele que habitas, há mais linhas e menos palavras, que as contidas nesta folha.
E sem questionar a tua escolha, procuro entender o que não sinto.
O ensaio surge após a tentativa de suicídio da minha avó, no início de 2022.
Um acontecimento abrupto, sinónimo de ruptura e inquietação. Um limite que se alcançou, saturado e denso. Um caminho que se traçou, recomeçando e aprendendo com o que somos.
Regresso então ao seu espaço seguro, para a reencontrar disponível como sempre, para a escutar com o tempo que nunca tive, para lhe dedicar todos os dias que não se repetem.
Sento-me e ouço as histórias que tem para contar, algumas sei de cor de tanto as ouvir, outras são novas como as romãs em cima da mesa, mas todas antigas como a cor que traz vestida.
Os dias passam e os minutos são dela, observo a sua presença no jardim que agora cresce, caminhamos ao fim da tarde sem receio que o sol se esconda.
Aprendo com a superação que todos os dias me surpreende, que me motiva e faz acreditar que tudo isto faz sentido. Cresço com a presença que me apoiou ainda antes de me conhecer e retribuo com o meu estar, nesse lento viver devagar.
Percebo agora como o propósito com que utilizamos a Fotografia pode originar um impacto extremamente positivo na vida de alguém. Que um Projeto Fotográfico é uma troca de experiências, uma manifestação de respeito e confiança, uma necessidade em compreender e tentar ver o mundo pelos olhos de outra pessoa.
Esta é a minha representação de gratidão e se a fotografia é memória talvez o tempo seja a homenagem.
Na presença da penumbra, contemplo o espaço que a terra ocupa;

Fotografias e Texto | RUI COSTA
Produção | NARRATIVA
Edição e Sequência | MÁRIO CRUZ e RUI COSTA
Design | FERNANDA FAJARDO e JOÃO LINNEU
Impressão | MAIADOURO​​​​​​​
1º Edição | 2024
300 Exemplares
Capa Dura
80 Páginas
16,5x22cm
Levantamento do Livro:
NARRATIVA | Rua Dr Gama Barros 60, Lisboa
Pagamento:
MBWAY | 916223889
Valor: 35€​​​​​​​
Encomendar
Muito obrigado pelo apoio!
O Livro encontra-se também disponível nos seguintes locais: